::Other Languages ::

sábado, 11 de agosto de 2012

11 de agosto: Dia do Advogado

Essa é a história de uma criança falante e irrequieta que se tornou uma adolescente questionadora e argumentativa. Decidida, aos 13 anos já sabia responder a pergunta: "o que você vai ser quando crescer?" Aos 15, folheou seu primeiro Código Penal e ficou apavorada com a ideia de ter que decorar aquela imensidão de artigos (e olha que era apenas UM dos muitos códigos que existem). Com 17, prestou seu primeiro vestibular (para Direito) e ingressou em uma conceituada universidade. Após 6 anos de muito sangue, suor e lágrimas, comemorou junto a seus colegas a tão sonhada formatura. Em seguida, submeteu-se ao temido Exame de Ordem, e logrou êxito em sua primeira tentativa. Sabedora da necessidade de manter-se sempre atualizada e conectada com as tendências do mundo jurídico, frequentou palestras, congressos, realizou cursos e hoje está concluindo seu MBA. E ela está apenas começando, porque sabe que, para um advogado, aprender é sempre necessário e conhecimento nunca é demais.

Passados 15 anos da minha escolha em seguir essa carreira jurídica, só posso agradecer a Deus por ter me iluminado e guiado meus passos rumo à minha verdadeira vocação. Advogar é difícil e muitas vezes doloroso, mas a satisfação de ver o sorriso no rosto de um cliente após uma vitória não tem preço. Poder lutar pelo direito de alguém ou defendê-lo de uma injustiça, e usar de todos os meios de prova legais para demonstrar a verdade - e conseguir! - traz uma sensação inebriante, e só quem atua na lida sabe e sente. Ser advogado exige conhecimento, coragem, comprometimento, persistência, responsabilidade, lealdade com o cliente e, acima de tudo: FÉ. Na Justiça, nos homens, e principalmente em Deus.

Neste 11 de agosto, minha sincera homenagem aos companheiros de batalha que, apesar das dificuldades, não desistem da peleia. Guerreiros, seguem adiante e lutam até o fim, pois têm consciência do quanto sua atuação no processo é importante, e o quanto seus clientes dependem - e confiam - em seu trabalho dedicado. Que nunca percamos nosso poder de indignação, pois é ele quem nos move e faz querer mudar o mundo, tampouco o idealismo da juventude, embora os obstáculos enfrentados muitas vezes nos levem a questionar o papel da Justiça. E o mais importante: que o amor ao Direito seja sempre o guia condutor de nossa atuação pois, sem ele, qualquer vitória, por maior que seja, perderá todo o seu brilho.

Segue uma belíssima oração do advogado extraída da Internet, cuja autoria é desconhecida:

Senhor!
Abençoa a minha função de advogado.
Faça que eu seja um testemunho verdadeiro à serviço da liberdade, da justiça e da paz.
Dá-me saúde para trabalhar e equilíbrio para pensar e agir; seriedade para me aperfeiçoar e a sabedoria para conciliar justiça e lei.
Aumenta a minha fé para atuar com paciência à luz da verdade.
Na constante jornada do Direito, inspira-me para que eu seja leal a todos: Juízes, Promotores, Clientes e Adversários.
Tu sabes, ó Mestre, que minhas forças não são suficientes, mas com tua ajuda serei forte, agirei como um conselheiro, servindo com amor e alegria, visando o bem-estar humano e social.
Enfim, quero celebrar as vitórias e êxitos alcançados, e agradecer-te pela vocação que me confiaste no propósito de construir uma sociedade justa e fraterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões aqui: