::Other Languages ::

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O Judiciário Brasileiro em Números

Recente pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) aponta que, no ano de 2011, cerca de 90 milhões de processos tramitaram perante a Justiça brasileira. Não, você não está enganado. O número é este mesmo: 90 milhões de ações judiciais.  Deste total, 26 milhões se tratam de demandas novas, sendo que este mesmo número diz respeito a processos solucionados no período.

Os números são impressionantes. Pelos dados apurados, no decorrer do ano de 2011, tramitaram cerca de 70 milhões de processos na Justiça Estadual, 11,5 milhões na Justiça Federal e 6,9 milhões na Justiça do Trabalho. Por outro lado, perante a Justiça Eleitoral, o número de demandas chega a 136 mil processos. Com relação aos julgados nos tribunais superiores, a média por Magistrados chega em 6.955 processos no STJ, 6.299 processos no TST, 1.160 processos no TSE e 54 processos no STM.

Referido levantamento, divulgado nesta segunda-feira 29 de outubro em Brasília/DF por ocasião da abertura do V Seminário Justiça em Números, tem como objetivo dar mais transparência ao Poder Judiciário, através da exposição das informações atinentes à sua estrutura e atuação no ano de 2011. Em seu discurso, o Ministro Ayres Britto, Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), asseverou que “vivemos novos tempos. Tempos de transparência na gestão da coisa pública, de visibilidade do Poder, tempos de responsabilização pessoal, de abertura dos escaninhos, dos recintos, dos espaços do Poder Judiciário para o escrutínio e análise crítica da sociedade”.

 Os dados coletados no decorrer de 2011 são de extrema valia para a aferição das reais necessidades do Poder Judiciário, a nível econômico-financeiro, de pessoal, infraestrutura, entre outros. Este raio-X não apenas permite a visualização e avaliação da situação atual como também será importante para traçar estratégias aptas a promover as mudanças que necessitam ser realizadas, na busca de um Poder Judiciário que entregue de forma mais adequada e célere a necessária prestação jurisdicional.

A pesquisa completa você encontra em:
https://docs.google.com/uc?export=download&confirm=no_antivirus&id=0BxR2dZ_NKZKSR1o0VE9rUDhVTU0&pli=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões aqui: