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terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Venda casada de alimentos e brinquedos

As maiores redes fast-food do mercado há tempos vêm praticando a venda casada de alimentos e brinquedos. Trata-se de uma verdadeira estratégia de marketing das lanchonetes que visa atingir um público alvo bem específico: as crianças e adolescentes. Estes, com a aquisição do lanche, recebem brindes com motivos de personagens de filmes e contos infantis, os quais mudam a cada nova campanha lançada.

Há alguns dias o Procon da cidade de São Paulo/SP aplicou uma multa milionária ao McDonald's, pela venda do McLanche Feliz (dessa multa ainda cabe recurso). Segundo denúncia de uma ONG - Instituto Alana - a venda conjunta de alimentos e brinquedos à crianças “cria uma lógica de consumo prejudicial e incentiva a formação de valores distorcidos, bem como a formação de hábitos alimentares prejudiciais à saúde”.

A matéria em questão já tem projeto de lei tramitando no Congresso Nacional (PL n.º 4.815/2009 e 4.935/2009), e tem o propósito de vedar a comercialização de brinquedos acompanhados de lanches. Um dos objetivos da lei é diminuir os índices de obesidade infantil, já que os lanches oferecidos são, em regra, batata-frita, hamburguer e refrigerante, ricos em açúcar, sal e gordura saturada.

O Estado pode, através de um mecanismo regulatório chamado command and control, exercer seu poder coercitivo e punir a conduta dessas redes de lanchonetes, extremamente lesiva à saúde dos menores. Através da edição de lei, coíbe o problema em sua origem, proibindo a venda casada de gêneros alimentícios e brinquedos.

Importante lembrar que crianças e adolescentes não possuem ainda o discernimento necessário para tomarem a decisão de comprar ou não o lanche, tampouco tem a noção da bomba calórica que estão consumindo, além da plena consciência dos malefícios que isso trará para a sua saúde. Os pais, muitas vezes premidos pelas circunstâncias, acabam fazendo a vontade dos filhos e adquirindo os lanches que vem com brindes.

Trata-se de tema palpitante que certamente ainda terá muitos desdobramentos. As campanhas publicitárias são muito bonitas, coloridas e animadas, os lanches saborosos e os brindes atraentes, ou seja, garantia de sucesso entre crianças e adolescentes. Todavia, temos que pensar na questão da obesidade infantil, que alcança patamar bastante preocupantes nos Estados Unidos. Aliás, já no início de 2010 a primeira dama Michelle Obama lançou uma campanha nacional - Let's Move (vamos nos mexer), que visa diminuir os índices de obesidade infantil no país, doença que afeta cerca de 32% das crianças, tendo como uma das bandeiras a aprovação de um cardápio mais saudável e com menos calorias.

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