::Other Languages ::

quinta-feira, 10 de setembro de 2020

Setembro Amarelo em Tempos de Quarentena

Estamos no mês tradicionalmente dedicado à campanha Setembro Amarelo. Oficialmente, hoje, 10/09, é  considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Neste ano de 2020, esse assunto tomou proporções ainda maiores. Em razão do necessário distanciamento social ocasionado pela pandemia do Covid-19, aumentou o número de pessoas que passaram a buscar atendimento na área da saúde mental.

Para além da redução/ ausência de contato pessoal com outros indivíduos (há quem praticamente se isolou em março e ainda não retornou à vida em sociedade), o fato é que vimos nossas rotinas sendo drasticamente mudadas em questão de dias. O uso regular de máscaras e necessidade constante de higienizar as mãos com álcool em gel, por exemplo, passaram a fazer parte de um novo "normal" ao qual é difícil se adaptar.

Já faz 06 (seis) meses que os dias passam lenta e repetidamente, e não se vislumbra o fim da quarentena que a vida nos impôs nesse momento... por outro lado, o medo do contágio e o cuidado intenso/obsessivo com a saúde, a angústia pelo desemprego/ redução do salário, o estresse/ cansaço ocasionado pelas aulas e reuniões online e a saudade de beijar e abraçar familiares e amigos aumentaram de forma acelerada. 

Conforme informação disponibilizada no site Setembro Amarelo (clique no link para acessar), são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 01 milhão no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.

A Caixa de Assistência dos Advogados do Rio Grande do Sul (CAA/RS) tem promovido atividades especiais por meio da campanha "Não coloque sua saúde mental em quarentena", visando o bem-estar mental/ emocional da advocacia gaúcha. Já o Programa PREVINE SAÚDE MENTAL possibilita a contratação de serviço de atendimento psicológico online - Setembro Amarelo l CAA/RS.

Em razão do estigma e preconceito que ainda existe, muitas pessoas que possuem alguma condição mental sofrem em silêncio, por medo de serem rotuladas pelo julgamento alheio, e assim não buscam o tratamento especializado adequado (com psicólogos ou psiquiatras), negligenciando sua saúde e bem-estar. 

Que não apenas em setembro, nem somente durante esse período de pandemia, possamos praticar a empatia, a solidariedade e a escuta ativa (demonstrar interesse na fala do outro). Que consigamos ter um olhar amoroso e compreensivo para o próximo, e oferecer apoio a quem está passando por um momento difícil da vida, em que há desequilíbrio na saúde em suas dimensões física/ mental/ emocional e espiritual.

_____________________________

CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe suas impressões aqui: